PORTANCEMÈTRE mlpc®

INTRODUÇÃO

O Portancemètre mede continuamente a capacidade de carga de uma rodovia, duto, barragem ou em qualquer plataforma de terraplenagem. Ele avalia o módulo das camadas que estão sendo auscultadas e desta maneira fornece importantes informações para avaliar a qualidade de aterros e terraplenagens, e assim atestar a qualidade do serviço.

DESCRIÇÃO

O Portancemètre foi projetado para garantir boa condição de acessibilidade aos canteiros de obra em diferentes fases da execução. A roda de teste esta instalada num reboque específico usando um eixo retrátil permitindo um bom deslocamento no canteiro de obras. O sistema responsável pela vibração da roda é um hidráulico de massa em desequilíbrio, com o gerador instalado na traseira do veículo rebocador, um 4x4 equipado com uma caixa de câmbio com velocidade lenta. O modulo eletrônico computadorizado gerencia os instrumentos e trata as grandezas físicas para calcular o indicador de rigidez que permite o cálculo do módulo de deformação elástica.O computador ajuda o operador do veículo a controlar o ensaio, registrar as medidas, e editar os resultados da auscultação.

PRINCÍPIO

A camada de material a ser auscultada é solicitada por uma roda delgada equipada. Os equipamentos permitem medir as componentes verticais da aceleração das massas vibrantes e suspensas, e a defasagem entre a amplitude vertical e a força centrifuga aplicada à roda. Um algoritmo de cálculo associado (integração dupla do sinal da aceleração vertical) determina o esforço vertical solicitando o solo e a deflexão correspondente. Este método permite avaliar a rigidez da estrutura. A transformação da rigidez em módulo de deformação do material é feita diretamente através de uma pré-calibração estabelecida para este equipamento, através de comparação ao módulo Ev2 do ensaio de placa (NF P 94-117-1). Devido ao fato da roda ser rebocada a uma velocidade lenta, cada medida é repetida a cada solicitação (35hz). O equipamento produz continuamente o módulo de deformação elástica da plataforma sobre o trajeto de auscultação escolhido.

CARACTERÍSTICAS

APLICAÇÕES

O registro continuo do módulo de deformação elástica, em uma gama de 30 a 300 MPa, permite avaliar a qualidade dos trabalhos de terraplenagem para:

A profundidade de trabalho (ou espessura se tratando das medidas) é da ordem de 60 cm, a qual corresponde a espessura média usual na maioria das obras de terraplenagem.

EXPRESSÃO DOS RESULTADOS

Os resultados são apresentados sobre forma de gráfico e o módulo de deformação elástica em função da distância percorrida na plataforma. Uma tabela de síntese calcula os módulos médios, o coeficiente de variação e a porcentagem de conformidade em relação ao módulo pretendido. Zonas particulares podem ser tratadas com mais detalhes selecionando-as no gráfico (em amarelo no exemplo).